"O maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma.
Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho.
É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma."


Clarice Lispector

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Carta da Mia


Querida amiga,
Permita que eu me apresente.
Meu nome, ou como eu sou chamada pelos “médicos”, é Bulimia. Bulimia Nervosa é meu nome completo, mas você pode me chamar de Mia. Esperançosamente nós podemos nos tornar boas parceiras.No começo, eu vou investir muito tempo em você  e eu espero o mesmo de sua parte.Antigamente, você ouviu de tudo o que seus professores e pais falaram sobre você.  Você é tão “madura”, “inteligente”, “entre 14 e 45 anos”, e você tem “muito potencial”. Onde isto te afetou, posso te perguntar? Em absolutamente nada! Você não é perfeita, você não tenta o suficiente, além do mais, você gasta seu tempo pensando e conversando com amigos, e desenhando! Tais atos de indulgência não devem ser permitidos no futuro. Seus amigos não entendem você. Eles não são verdadeiros.

No passado, quando a insegurança foi quietamente afastada de sua mente e você perguntava a eles “Eu pareço... gorda?” e eles respondiam “Ah não, claro que não!” você sabia que eles estavam mentindo! Apenas eu digo a verdade. Seus pais, nem vamos chegar nesse ponto! Você sabe que eles amam você  e se preocupam com você  mas parte disso é apenas porque eles são seus pais, e são obrigados a agirem assim. Eu te direi um segredo agora: no fundo do coração deles, eles estão desapontados com você  A filha deles, aquela com tanto potencial, se tornou uma gorda, preguiçosa e uma garota subserviente. Mas eu estou para mudar tudo isso. Eu espero muito de você . Você está permitida a comer. Eu não vou te privar de um verdadeiro prazer na vida. Um verdadeiro amigo não faria isto. Mas eu vou te ajudar a compensar o que você come. Isto vai começar devagar: comer um sanduíche e se sentir culpada, tomar uma soda e malhar por duas horas, comer um pedaço de bolo e vomitá-lo, etc. Por um tempo, será simples: se você come, você deve se torturar depois. Nada muito sério. Talvez você perca alguns quilos, diminua um pouco aquela enorme barriga. Mas não vai demorar muito para que eu te fale que não está bom o suficiente. Eu vou esperar que você provoque vômitos depois de cada refeição. Vou te pressionar até o limite. Você deve aguentar porque você não pode me desafiar! Eu estou começando a me infiltrar dentro de você  Logo mais, eu estarei sempre com você  Eu estou com você quando você acorda de manhã e corre para a balança. Os números se tornam ambos amigos e inimigos, e os pensamentos frenéticos rezam para que eles estejam abaixo do que estavam ontem, do que ontem à noite, etc. Você olha para o espelho com desânimo. Você incita e ressalta a gordura que está lá, e sorri quando você vê seus ossos aparecendo. Eu estou lá quando você imagina o plano para o dia: 1500 calorias, 6 horas de exercícios, purgar 4 vezes, tomar 7 laxantes. Sou eu quem imagina isto, porque por agora meus pensamentos e os seus são indistintos. Eu estou com você quando você faz o caminho para o banheiro, ajoelha-se perante a privada e coloca seus dedos dentro da sua garganta.Eu te sigo durante o dia todo. Na escola, quando sua mente vagueia, eu dou a ela alguma coisa para se pensar. Decido como você poderá purgar depois do jantar. É melhor você descobrir uma maneira ou irá ficar uma porca gorda. Eu ocupo sua mente com pensamentos de comida, peso, calorias e coisas que são seguras para se pensar. Porque agora, eu estou realmente dentro de você  Eu estou na sua cabeça, no seu coração e na sua alma. A dor que você pretende não sentir sou eu, dentro de você  Logo mais eu estarei dizendo a você não apenas o que fazer com a comida, mas o que fazer durante TODO o tempo. Sorria e obedeça. Apresente-se bem. Coloque pra dentro essa maldita barriga! Nossa, você é uma vaca gorda!!! Quando a hora da refeição se aproxima eu te digo o que fazer. Eu faço uma bola de sorvete parecer uma aventura. Como eu vou escapar dessa vez? Gorda por 2 dias? Ou que tal 3 horas de exercícios? Se você não se livrar das calorias... todo o controle será quebrado... você QUER isto? Tornar-se novamente aquela vaca GORDA que você já foi?

Eu te forço a ver revistas de modelos. Aqueles corpos perfeitos, magérrimos, dentes brancos, desejosos modelos de perfeição olhando para você de dentro daquelas páginas lustrosas. Eu te faço perceber que você nunca poderá ser como elas. Você sempre será gorda e nunca será bonita como elas são.Quando o
você se olha no espelho, eu distorço a imagem. Eu mostrarei a você obesidade e o desejo de esconder-se. Você deve acreditar em mim porque eu estou apenas fazendo o melhor para você  Eu sou uma amiga verdadeira.Algumas vezes você será rebelde. Ainda bem que isto não será sempre. Você reconhecerá as pequenas rebeldias mentirosas deixadas em seu corpo e colocará em risco o perigo de ir para a escuridão da cozinha. A porta do armário da cozinha se abrirá devagar, rangendo maciamente. Seus olhos se moverão sobre a comida que eu guardei em uma distância segura de você  Você encontrará suas mãos alcançando, letargicamente, como um pesadelo, na escuridão, a caixa do seu biscoito favorito. Você os empurra p/ dentro, mecanicamente, não realmente sentindo o gosto deles, mas simplesmente apreciando o fato de você estar contra mim. Você alcança outra caixa, depois outra, depois outra. Seu estômago ficará estufado e grotesco, mas você ainda não irá parar. E durante todo o tempo eu estarei gritando para você parar, sua vaca gorda, você realmente não tem nenhum auto-controle, você vai engordar. Quando acabar, você me abraçará novamente, me pedirá conselhos porque realmente você não quer engordar. Você quebrou uma regra principal e comeu sem purgar, e agora você me quer de volta. Eu vou te forçar a morrer de fome por 3 dias, e você irá, porque você é minha agora. Talvez a escolha de se livrar da culpa possa ser diferente. Talvez minha escolha seja a de que você tome laxativos, o que faz com que você sente na privada até o amanhecer do dia, sentindo suas tripas te agradecerem. Ou talvez eu apenas faça você se machucar, bata sua cabeça contra a parede até que você tenha uma dor de cabeça latejante. Cortar-se também é eficaz. Eu quero ver o seu sangue, ver ele cair do seu braço, e naquele preciso momento você se dará conta de que merece qualquer dor que eu te dou.
Você está depressiva, obsessiva, com dores, machucada, você quer alcançar uma saída mas ninguém te escuta? Quem se importa?! Você está merecendo; você trouxe isto uma vez para você mesma. Ah, isto é muito cruel? Você não quer que isto aconteça com você  Eu sou injusta? Eu faço coisas que irão te ajudar. Eu torno possível para você parar de pensar em emoções que te causam estresse. Pensamentos de raiva, tristeza, desespero e solidão podem cessar porque eu os jogo fora e preencho sua cabeça com a contagem metódica de calorias. Eu tiro de você o seu esforço para se encaixar entre as meninas da sua idade, assim como o seu trabalho de tentar agradar a todos. Porque agora, eu sou sua única amiga, e eu sou a única a quem você precisa agradar.
Eu tenho um ponto fraco. Mas nós não devemos falar pra ninguém. Se você decidir lutar contra mim, contar a alguém como eu faço você viver, o inferno todo se quebrará. Ninguém deve descobrir, ninguém pode romper a casca com a qual eu te encobri. Eu te criei, te disciplinei, perfeita, criança determinada. Você é minha e simplesmente minha. Sem mim, você não é nada. Então não lute contra. Quando outros comentarem, ignore-os. Continue firme em seu progresso, esqueça-os, esqueça todo mundo que tenta acabar comigo. Eu sou seu maior bem, e pretendo continuar dessa maneira.

Sinceramente, Mia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário